A taxa de franquia é paga diretamente para a Franqueadora que corresponde à concessão do uso da marca, know-how e tecnologia operacional e administrativa, incluindo o treinamento inicial, suporte, implantação e inauguração da nova unidade franqueada.
O pagamento da taxa de franquia, geralmente, é pago em parcela única, no ato da assinatura do Pré-Contrato de Franquia.
Além disso, é importante ressaltar que existe Franqueadora, que cobram a taxa de franquia a cada renovação do contrato de franquia.
Os Royalties representam uma taxa mensal cobrada do franqueado até o final da vigência do contrato, que remunera a transferência contínua de know-how, suporte, treinamento e atualizações de manuais, mas não existe uma regra única para fixar o pagamento.
A maneira de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia. O valor cobrado de royalties não é o mesmo para todas as unidades.
Existe uma diferença na cobrança da taxa de royalties, algumas Franqueadoras cobram a taxa em cima do faturamento bruto, já outras cobram sobre compras e não vendas, como base de cálculo o volume total das compras realizadas pelo franqueado, nos fornecedores homologados e autorizados.
As franqueadoras de serviço e que não fornecem produtos às unidades cobram entre 4% a 10% do faturamento bruto de cada franqueado. Já as franqueadoras que fabricam os produtos enviados a cada unidade, os royalties são calculados a partir das compras realizadas no período de um mês.
Geralmente, o franqueado paga em torno de 10% a 20% de taxa em cima de suas compras.
A taxa do fundo de propaganda (ou de marketing) corresponde a um valor arrecadado mensalmente pelo franqueador para investir em publicidade institucional ou de marketing que promovam a marca de forma geral, e não de unidades específicas. Também pode ser usada em determinadas unidades ou regiões, de forma mais estratégica.
O percentual cobrado pela Franqueadora fica em torno de 2% a 10% do faturamento bruto ou volume de compras de cada unidade, mas também pode ser estabelecido um valor fixo mensal.
Alguns valores estimados já vêm descritos na Circular de Oferta de Franquia (COF) fornecido pela empresa quando você demonstra interesse em ser um franqueado. No entanto, ter uma franquia envolve outros custos que são tão importantes quanto os iniciais.
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